BLOG E SITES

  • LEITORES
  • 9 de abr. de 2010

    PERISPÍRITO

     
    Rosa: Amigo Jorge, tenho que dar uma aula sobre as questões 93 à 95 do "Livro dos Espíritos", Tema PERISPÍRITO e gostaria de receber de vc sugestão de fazer um trabalho onde a turma vem entender com mais facilidade.Vc tem ilustrações que poderá me auxiliar?

    Sou aprendiz e preciso de ajuda.

    Grata,

    Rosa

     
     
    Jorge Hessen: Prezada Irmã

    “Perispírito (do grego “peri”, que significa “em torno”, e do  latim “Spiritus”, que significa “Espírito”) é o envoltório sutil e perene do Espírito, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico.”

    “A constituição íntima do Perispírito não é idêntica em todos os Espíritos encarnados ou desencarnados que povoam a Terra ou o espaço que a circunda. A propósito, o Perispírito é mais ou menos etéreo, segundo os mundos e o grau de depuração do Espírito. Nos Mundos e nos Espíritos inferiores, ele é de natureza mais grosseira e se aproxima muito da matéria bruta. Ao revés, esclarecem os Espíritos, em O Livro dos Espíritos: nos mundos superiores, esse envoltório se torna tão etéreo que para nós é como se não existisse. Tal é o estado dos Espíritos puros. Nos Espíritos superiores, essa substância que os envolve pode apresentar admiráveis características de tenuidade e luminosidade, enquanto que, nas mentes primitivas, caracteriza-se pela feição pastosa, verdadeira continuação do corpo físico, ainda animalizado ou enfermiço.”

    O Perispírito possui inúmeras propriedades e várias funções, mas, para conhecê-las é necessário um estudo profundo da doutrina, o que não se pode sintetizar em um simples email. Por exemplo:

    Propriedades: Porosidade, plasticidade, densidade, ponderabilidade, luminosidade, penetrabilidade, visibilidade, corporeidade, tangibilidade, sensibilidade global, sensibilidade magnética, expansibilidade, bicorporeidade, unicidade, perenidade, mutabilidade, capacidade refletora, odor e temperatura.

    Funções: Instrumental, individualizadora, organizadora e sustentadora.

    Segundo nossos padrões científicos, torna-se difícil uma imagem real ou aproximada do fluido universal, por absoluta falta de analogia. Podemos, contudo, considerá-lo como elemento que permeia todo o cosmo, constituindo-se na ambiência propagadora da energia, e a fonte de tudo que se materializa no Universo. É uma espécie de substância primitiva originada sob o comando divino, e que dará nascimento a todos os elementos constituintes dos mundos, através de diferentes arranjos atômicos e moleculares

    O Espírito toma o seu invólucro semimaterial (Perispírito) do fluido universal de cada globo. Por isso, ele não é o mesmo em todos os mundos.

    O Perispírito, com o suporte ectoplásmico que lhe dê expressão física, pode tornar-se, meterialmente, tangível, no todo ou em parte, pois, tocando no corpo ectoplásmico, obviamente, toca-se no Perispírito que o sustenta. Sob a influência de certos médiuns, tem-se visto aparecerem mãos com todas as propriedades de mãos vivas, que, como estas, denotam calor, podem ser apalpadas, e, de súbito, dissipam-se quais sombras. A ação inteligente dessas mãos, que, evidentemente, obedecem a uma vontade, prova que elas são parte visível de um ser inteligente invisível. Seus desaparecimentos repentinos provam que essa matéria é, eminentemente,

    sutil e se comporta como certas substâncias que podem, alternativamente, passar do estado sólido ao estado fluídico e vice-versa. A tangibilidade é mais facilmente constatada nos processos em que ocorre acentuada concentração ectoplásmica.

    Ectoplasma – camada mais externa do citoplasma; substância visível considerada capaz de produzir a materialização dos Espíritos.

    Essas informações têm as seguintes fontes: “Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec; “Perispírito”, de Zalmino Zimmermann e “O Perispírito e suas modelações”, de Luiz Gonzaga Pinheiro.

      www.spiritisme.net    MATERIALIZAÇÃO

        www.geister-und-gespenster.de  ECTOPLASMA DO MÉDIUM

      www.produto.mercadolivre.com.br PERISPÍRITO

    Fraternalmente,

    Jorge Hessen
    Condomínio Vivendas Friburgo , Rua "F" Casa 05
    Sobradinho - Brasília CEP 73901-105
    Fone  61 - 84190322  /  61 - 32970322
    SITE: www.jorgehessen.net
    www.espiridigi.net