BLOG E SITES

  • LEITORES
  • 20 de abr. de 2011

    SOBRE DEUS , UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA



    Sérgio de Jesus Rossi


    Há duas semanas, pediram-me que falasse por 40 minutos na reunião do Centro Espírita, que funciona às quartas-feiras.

    Nos dias anteriores à data prevista, eu lera diversos textos, de origem variada, sob a concepção humana sobre a divindade.

    Em um livro que li recentemente, vi uma definição que achei muito interessante, por englobar conceitos que também esposo.
     
    O livro não era religioso, contava uma história com alguma ficção científica, mas havia trechos em que a filosofia imperava, sendo alguns deles bastante interessantes.

    Veja o texto que usei em minha apresentação, além de outros:

    Deus ou Demiurgo
    Qualquer resposta levará a paradoxos e a novas perguntas, ad infinitum. Mas, há uma forma de compreensão, profunda e sem paradoxos, no nível do sentimento. E somente poderá chegar a ela se você for além de todas as perguntas, de todos os conceitos, de todos os pensamentos, de todas as dúvidas e de todas as certezas; e se conseguir se render a algo maior e melhor que você mesmo. Mas, nesse caso, a própria pergunta, curiosamente, não terá mais importância.
    Marcelo Malheiros (*)

    É outra forma de dizer que a negação da existência de um Pai Maior, perfeito e misericordioso, esconde, afinal, o sentimento de orgulho e arrogância, tão deletérios quanto encontradiços.
    Abraço fraterno,
    (*)  O autor é jornalista, gaúcho radicado em Brasília.