BLOG E SITES

  • LEITORES
  • 26 de mai. de 2011

    CONFLITOS E ANGUSTIAS


    Prezada irmã os espíritos afirmam que  o ressentimento é um veneno para nosso corpo,  quem guarda magoa é candidato a câncer,  problemas cardíacos, do pulmão e de vários órgãos, então que não esquece ofensa gosta de sofrer e quem gosta de sofrer é masoquista. Você disse que foi a um centro espirita, para receber uma benção de um frei (frei????). Que faz um atendimento em grupo e super rapido. Disse que estava aflita por ter uma pessoa próxima a você que lhe ofendia e deseja mal. E ele disse que você gostava de ser masoquista e  por causa disso ficou  mais desorientada que antes.

    Creio que o tal “frei”   tenha  dito a verdade sobre a obsessão, pois todos tendemos ter próximo de nós espíritos doentes que atormentam  à vezes, mas cabe vencer o tormento com a prática do bem. Em face disso, diante dos tumultos emotivos que envolvem seu coração, em face da situação que experimentas neste instante, recomendo-lhe meditar um pouco mais nas aflições de muitos irmãos encarnados que perambulam sem um conhecimento doutrinário. Imagine-se no mesmo lugar de quem sofre dores mais intensas que as suas, sobretudo por causa da ignorância dos fatos espíritas. Exercite o olhar para os irmãos relegados aos padecimentos da rua, os famintos, os drogados, e suponha-se constrangida à semelhante situação.

    Esse comportamento  é um bom exercício de mudança de hábitos mentais. Porém,  é bom que saiba  que as nossas idéias (estados mentais) se alteram pouco a pouco e é preciso às vezes algum tempo para apagar completamente os resquícios dos velhos hábitos.

    Nossa transformação não pode, pois, se operar senão com o tempo, gradualmente, a pouco e pouco. A cada experiência, a cada luta expiatória vamos burilando  as arestas de nossos equívocos deliberados. Não se esqueça que já você , já esta procurando  o amparo do Espiritismo,para seu sustento emocional, por isso mesmo, sugiro  o estudo e o trabalho doutrinário sem esmorecimento, a fim de que o os Benfeitores Espirituais continuem a auxiliar você, consolando seu coração no dia-a-dia.

    Não desanimes nunca e nem fujas do bem que podes fazer em todos os lugares, a todas pessoas enquanto puderes. Até porque são muitos que esperam de você um aviso fraterno, uma palavra de entendimento, um livro edificante ou um gesto de apoio, para evitar a queda iminente!...

    Tenha um pouco de piedade dos enfermos e dos famintos e repartes com eles as migalhas do bolso e os recursos do prato. Lembrando que também há a fome da alma, que caminham na Terra em penúria do coração de maneira mais intensa que a sua angústia passageira. Ore pela pessoa (encarnada ou deencarnada) que a faz sofrer momentos difíceis.

    Reflete nas aflições que se escondem nas obsessões ardilosamente embutidas na inteligência; no desânimo dos bons; nas dores bem trajadas; nos remorsos enquistados na consciência; nos males ocultos; e no desespero dos que revolvem as cinzas, procurando um sinal de sobrevivência dos entes amados que se despediram na desencarnação.

    Muitos daqueles que você julga extremamente felizes carregam no peito um vaso de lágrimas e muitos daqueles outros que imagina realizados, tão-só porque observa pela ótica do destaque social, carregam dificuldades e provações, mendigando socorro espiritual. É que há sombras e sombras. Para repelir as que assaltam os olhos basta o conhecimento da luz, mas para dissipar as que envolvem a alma será preciso a luz do conhecimento. Já que está buscando  o Espiritismo deixa que o Espiritismo – a refletir o Sol do Evangelho – ilumine a sua vida, através de suas ações. Para isso, não se dê a qualquer exigência.

    Estende a página espírita com a espontaneidade de quem alivia o sedento na fonte de água pura; testemunha a convicção espírita, no regozijo ou no sofrimento; e oferece o exemplo espírita na vivência dos princípios que amamos, em trabalho e paciência, compreensão e humildade. O apostolado de Allan Kardec é a restauração do Cristianismo simples e claro, em que Jesus procura o povo e o povo encontra Jesus.

    Se já nos foi possível receber o concurso do Espiritismo, apoiemos a obra espírita, a fim de que a obra espírita continue a auxiliar. É como diz a frase:na fé viva que nos revigora, se o trabalho do bem nos conduz, toda  esperança de agora amanhã será mais LUZ!!!”

    Aproveitamos para enviar a lição abaixo para suas necessárias reflexões:

    QUANDO



    QUANDO, nas horas de íntimo desgosto,
    o desalento te invadir a alma
    e as lágrimas te aflorarem aos olhos
    Busca-Me: eu sou Aquele que sabe sufocar-te o pranto
    e estancar-te as lágrimas;

    QUANDO te julgares incompreendido pelos que te circundam
    e vires que em torno a indiferença recrudesce,
    acerca-te de Mim: eu sou a LUZ,
    sob cujos raios se aclaram a pureza de tuas intenções
    e a nobreza de teus sentimentos;

    QUANDO se te extinguir o ânimo, as vicissitudes da vida,
    e te achares na eminência de desfalecer,
    chama-Me: eu sou a FORÇA, capaz de remover-te as pedras dos caminhos
    e sobrepor-te às adversidades do mundo;

    QUANDO, inclementes, te açoitarem os vendavais da sorte
    e já não souberes onde reclinar a cabeça,
    corre para junto de Mim: eu sou o REFÚGIO,
    em cujo seio encontrarás guarida para o teu corpo
    e tranqüilidade para o teu espírito;

    QUANDO te faltar a calma, nos momentos de maior aflição,
    e te julgares incapaz de conservar a serenidade de espírito,
    invoca-Me:eu sou a PACIÊNCIA, que te faz vencer os transes mais dolorosos
    e triunfar nas situações mais difíceis;

    QUANDO te abateres nos paroxismos da dor
    e tiveres a alma ulcerada pelos abrolhos dos caminhos,
    grita por Mim: eu sou o BÁLSAMO, que te cicatriza as chagas
    e te minora os padecimentos;

    QUANDO o mundo te iludir com suas promessas falazes
    e perceberes que já ninguém pode inspirar-te confiança,
    vem a Mim: eu sou a SINCERIDADE,
    que sabe corresponder à fraqueza de tuas atitudes e à exelcitude de teus ideais;

    QUANDO a tristeza e a melancolia te povoarem o coração
    e tudo te causar aborrecimento,
    clama por Mim: eu sou a ALEGRIA,que te insufla um alento novo
    e te faz conhecer os encantos de teu mundo interior;

    QUANDO, um a um, te fenecerem os ideais mais belos
    e te sentires no auge do desespero,
    apela para Mim: eu sou a ESPERANÇA,
    que te robustece a fé e acalenta os sonhos;

    QUANDO a impiedade se recusar a relevar-te as faltas
    e experimentares a dureza do coração humano,
    procura-Me: eu sou o PERDÃO,
    que te eleva o ânimo e promove a reabilitação de teu espírito;

    QUANDO duvidares de tudo, até de tuas próprias convicções,
    e o ceticismo te avassalar a alma,
    recorre a Mim: eu sou a CRENÇA,
    que te inunda de luz o entendimento
    e te reabilita para a conquista da felicidade;

    QUANDO já não aprovares a sublimidade de uma afeição sincera
    e te desiludires do sentimento de seu semelhante,
    aproxima-te de Mim: eu sou a RENÚNCIA,
    que te ensina a olvidar a ingratidão dos homens
    e a esquecer a incompreensão do mundo;

    QUANDO, enfim, quiseres saber quem Sou,
    pergunta ao riacho que murmura e ao pássaro que canta,
    à flor que desabrocha e à estrela que cintila,
    ao moço que espera e ao velho que recorda.

    Eu sou a dinâmica da Vida e a harmonia da Natureza;
    Sou o Espírito de Deus, o remédio para todos os males que te atormentam.

    Confie em Deus e na Providência Divina, continue orando e refletindo muito antes de cada decisão e afaste de sua mente os sentimentos de insegurança e descrença.

    Sugerimos fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico. Cremos que ainda há tempo para esse maravilhoso projeto

    Segundo ainda nosso irmão espiritual Emmanuel, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos.

    É um trabalho simples. Escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus. Recomendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário. Iniciamos com uma prece espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos, participantes devem expor suas dúvidas, seus temores e dificuldades. Através da conversação edificante produzida, os benfeitores da espiritualidade superior "distribuirão a todos idéias e forças, em nome do Cristo, para que horizontes novos iluminem o espírito de cada um."

    Procure cultivar o hábito da oração e manter-se em vigilância, no pensamento, no falar e no agir.   Outrossim, assistindo às palestras da Casa Espírita, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais, com certeza. A Casa Espírita proporciona o benefício do passe, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que nos revigoram e reanimam. Igualmente, a participação em atividades de caridade, de ajuda ao   próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.
    Jorge Hessen