BLOG E SITES

  • LEITORES
  • 19 de ago. de 2009

    SOIS DEUSES



    Marco: Salve Jorge!!!! me socorro mais uma vez dos teus conhecimentos para acrescer um pouco de embasamento à minha alma. Estava eu em uma discussão saudável mas acalorada com um grande amigo, espírita; meu irmão, católico, quando eu resolvi colocar no debate a seguinte afirmação que segundo eu teria saido da boca do próprio Cristo " Vós sois deuses, tudo que eu faço podeis fazer ainda mais"
    Já escutei tal afirmação diversas vezes em palestras, programas de rádio de seriedade reconhecida, pergunto: Tal afirmação segundo teus conhecimentos, têm procedência?
    FORTE ABRAÇO.


    Jorge Hessen: Sim, meu irmão, procede. Encontramos essas palavras de Jesus no Salmo 82, que passo a reproduzir:
    1. Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.
    2. Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios?
    3. Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado.
    4. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
    5. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.
    6. Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
    7. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.
    8. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações.
    Primeiramente, devo esclarecer que a palavra hebraica “elohim” é traduzida como "juízes" em Êxodo 21:6 e 22:8, 9 e 28.
    No primitivo idioma da Língua Adâmica, que o profeta Moisés escreveu no princípio da Gênesis, a palavra “elohi” era aplicada a “Deus”.
    O Salmo 82 deixa bem claro que a palavra "deuses" refere-se a magistrados, juízes e outras pessoas que ocupam posições de autoridade e domínio.
    Portanto, a expressão “Vós sois Deuses”, significa que as autoridades daquela época eram consideradas “deuses” entre os povos e que, embora representando Deus, eram mortais e teriam que prestar contas sobre como usariam essa autoridade.
    Até mesmo, fora do contexto bíblico, podemos entender o “Vós sois Deuses”, como forma de expressão usada por Jesus, de maneira alegórica, com intuito de apresentar uma realidade de origem superior, que, segundo a Lei Natural de Evolução, um Espírito pode adquirir esplendorosos méritos, mediante infinitas existências, a ponto de chegar ao supremo grau de perfeição. São os Espíritos puros, que se erguem às alturas e sublimam todas as coisas. Não entender dessa forma, seria retroceder à idéia de vários Deuses, o que, obviamente, não tem sentido.
    Muita Paz, meu irmão
    Jorge Hessen