BLOG E SITES

  • LEITORES
  • 31 de jan. de 2010

    POR ONDE COMEÇO?


    Leonardo: Olá, eu li um texto de sua autoria, achei bastante interessante. Escreve muito bem, parabéns, quem sabe um dia eu possa escrever tão bem quão.
    Na realidade eu acho o espiritismo fascinante, (Mesmo às vezes me pelando de medo ).
    Minha avó  estudou espiritismo durante anos, ela tinha a coleção completa de Allan Kardec. Talvez seja ela a pessoa a ter indiretamente me influenciado.
    Gostaria de um amigo que entendesse do assunto para me explicar sobre o mesmo, pois, não sei por onde começo, preciso de uma ajudinha, alguém q me aconselhe e não ficaria triste caso não possa, mas ficaria feliz se pudesse.Obrigado pela sua atenção se estiver lido o e-mail.
    Link onde encontrei seu texto:


    Jorge Hessen: Prezado irmão
    O próprio Kardec nos aconselha, no livro “O que é o Espiritismo”, a seguinte ordem: “A primeira leitura a fazer-se é a deste resumo, que apresenta o conjunto e os pontos mais salientes da ciência; com isso, pois, já se pode fazer dela uma idéia e ficar-se convencido de que, no fundo, existe algo de sério. Nessa rápida exposição, esforçamo-nos por indicar os pontos sobre que, particularmente, deve-se fixar a atenção do observador. A ignorância dos princípios fundamentais é a causa das falsas apreciações da maioria daqueles que querem julgar o que não compreendem, ou que se baseiam em idéias preconcebidas.
    Se desta leitura nascer o desejo de continuar, deve-se ler “O Livro dos Espíritos”, onde os princípios da doutrina estão completamente desenvolvidos; depois, “O Livro dos Médiuns”, para a parte experimental, destinado a servir de guia aos que desejarem operar por si mesmos, como aos que quiserem bem compreender os fenômenos. Vêm, depois, as diversas obras onde são desenvolvidas as aplicações e as conseqüências da doutrina, como: “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno”, segundo o Espiritismo, etc.” (A Gênese e Obras Póstumas)
    Seguem-se, às obras do Codificados da Doutrina – Allan Kardec -, as de Léon Denis, - O Consolidador do Espiritismo, e, em seguida, as de André Luiz, por intermédio da mediunidade de Francisco Cândido Xavier. Além desses, vale dizer que o acervo Espírita é imenso e de grande valor para a Humanidade.
    Conveniente seria - para você que se inicia no Espiritismo - que procurasse um Centro Espírita confiável, ou seja, aquele que leva a sério o estudo sistematizado da Doutrina e, na prática, não foge aos princípios doutrinários, para, enfim, tirar suas dúvidas sobre o que lê. São obras para serem lidas sem pressa, mas, assimilando o seu conteúdo fantástico, de fundamental importância para crescermos espiritualmente.
    Medo? Por que medo? Medo dos Espíritos desencarnados? Ora, meu irmão! Devemos temer o materialismo, que retarda “o progresso da Humanidade, que tem seu princípio na aplicação da lei de justiça, de amor e de caridade e não rende homenagem à matéria.”
    Fraternalmente,
    Jorge Hessen.