Roberto: Amigo Jorge,
Paz, harmonia e bem-estar
Apesar de publicado ontem no DM, somente hoje, 3, pude ler o artigo "Cérebro e Espírito", de tua lavra.
Trata de um assunto tão exaustivamente discutido em nossas plagas goianas (já ministrei várias palestras e me pronunciei em seminários, só nunca escrevi qualquer artigo).
No meu entender, o cérebro é uma usina incomparável de energia e como creio, se o espírito tem uma sede material, essa, com certeza está no cérebro ou diria, desassombradamente, é o próprio cérebro.
Clóvis, um espírito amigo (médico espiritual, primeiro médico negro do Brasil) já nos ensinou que mesmo composto de toda uma complexidade material, o cérebro é "burro", não tem a capacidade de existir por si só, nem de pensar. O autor que comanda e movimenta o cérebro que o faz lúcido e capaz de produzir algo, é o espírito.
E és tu quem afirmou, nesse memorável artigo: "A alma é o centro de tudo - emoções, pensamentos, etc.; o cérebro é seu instrumento, facilitando a coordenação do corpo e servindo de canal para as múltiplas manifestações da alma".
Mais uma vez, recortei e, ainda hoje, à noite, na reunião pública, estará no painel da nossa Casa Espírita para que trabalhadores e frequentadores aproveitem as lições ali contidas.
Abração fraternal.
Roberto.
Jorge Hessen: Prezado Roberto, se você for o único a compreender a mensagem que deixo registrada no artigo, via DM , eu já me dou por mui satisfeito. Serve-me de precioso estímulo quando alguém me escreve, manifestando apoio ao meu trabalho de divulgação da Doutrina Espírita, no DM , creia. Portanto, meu irmão (agora um bom amigo), fico-lhe muito grato pela força prestada e consideração de sempre.
Sobre “Cérebro e Espírito”, é preciso que todos entendamos que o cérebro exerce grande influência sobre as faculdades morais e intelectuais do Espírito, mas não dá as faculdades. “Um bom músico com um mau instrumento não fará boa música, e isso não o impedirá que seja um bom músico.”
Que Jesus o inspire, sempre, nas palestras que profere e nos artigos que escreve, com muita inteligência (aliás, tenho publicado no meu blog de O Rebate alguns textos seus) pois, divulgar o Cristianismo Redivivo é nosso contributo , como cristãos que somos.
Fraternalmente,
Jorge Hessen