BLOG E SITES

  • LEITORES
  • 19 de jul. de 2010

    SHOW BENEFICENTE ESPÍRITA?






    Jorge, bom dia.

     
    Gostaria de ter sua opinião sobre uma questão que enfrentamos, nós, espíritas, que compomos a diretoria social de um lar de idosos. Uma cantora de lambada e forró se ofereceu para fazer um show em benefício da instituição, mas alguns de nós são da opinião de que não podemos promover eventos de conteúdo lascivo, mesmo tendo em vista o possível benefício aos idosos. Deveríamos procurar fontes de recurso mais respeitáveis. É muito purismo este posicionamento?





    Prezado  I....,



    Queira  desculpar-me pela demora em responder seu questionamento.
    Temos a postura de não transigir em algumas questões doutrinárias. Porque a  Doutrina espírita é um convite à reforma moral do ser humano. "Reconhece-se o verdadeiro espírita pelo esforço em que emprega para domar suas más tendências", então em qualquer área de trabalho espírita temos que usar o bom senso. Não tenha receio de  ser chamado  de puritano, radical, fundamentalista e outros gêneros, porque as pessoas sempre acham que os meios justificam os fins.

    André Luiz em Conduta Espírita recomenda ponderação, bom senso, discernimento objetivando angariar recursos para  gastar com os própositos espíritas. Fica a critério de vocês aceitar ou não a doação da referida cantora que está imbuída de bons sentimentos. Acho prudente que ela , se ainda não aconteceu o evento, fazê-lo sem utilizar o nome da instituição. Se ela realmente quer ajudar não se aborrecerá em conservar no anonimato a sua finalidade.

    São coisas difíceis de lidar mas temos que sermos coerentes com aquilo que acreditamos e pregamos.
    Espero ter contribuído  de alguma maneira ainda que um tanto retardatário.
    abs


    Jorge Hessen