BLOG E SITES

  • LEITORES
  • 5 de ago. de 2010

    HEMOFILIA



    Senhor Jorge,

    Boa noite,

    Me chamo s........... e tenho um amigo cujo filho é hemofílico.   Gostaria muito de ler sobre este assunto, pois acredito na imortalidade da alma. 
    Poderia me passar indicações de leitura e de sites ?
    Muito agradecida,
    S...........


    Prezada S.............

    Tive o cuidado de pesquisar exclusivamente a literatura espírita sobre o tema hemofilia , mas encontrei raras fontes. No Portal  do espiritismo.net encontrei a narrativa de um caso sobre  uma menina com distúrbio hemorrágico semelhante a hemofilia e sua coragem  quando moça para ter filhos. Entendi que você almeja uma resposta que traduza o que fez uma pessoa portadora dessa doença em outra vida. Posso compreendê-la, embora nunca busquemos  fatores de causa  mais concretos considerando-se as vidas pregressas não deixamos de indagar o que foi que aconteceu (no passado) quando enfrentamos esses desafios. Tenho uma filha portadora de lesão bilateral no cérebro resultando em grave comprometimento em seu desenvolvimento mental "Retardo" comprometida no centro da fala e do raciocínio. Isso nunca enfraqueceu a nossa confiança em Deus e a vontade de aprender e crescer.

    Algumas considerações são oportunas quando nos deparamos com situações que não dependem de nós encontrar soluções. Nem sempre uma doença significa expiação ou resgate. Ao contrário, muitas vezes Espíritos com elevados méritos escolhem existências difíceis, como meio de prova ou como missão. Ademais, diante da eternidade, uma vida é um breve momento que, suportado com coragem e resignação, enseja avanços espirituais significativos. . Ao encarnarmos trazemos incrustratdo no perispírito   os legados das nossas ações e tudo aquilo que necessitamos para a nossa evolução. O dia a dia nos sinalizará das propostas divinas que nos aguardam . Nada ocorre na vida humana por acaso ou descuido da Consciência Cósmica, impressa na consciência individual. 
    Segundo  o Espírito Joana de Ângelis,  "mesmo quando o distúrbio em  sua psicogênese se encontra na hereditariedade, nos fatores estressantes, nos sócioeconômicos, nos psicossociais e emocionais, as causas reais se originam do ser espiritual, que é sempre o agente de todos os acontecimentos que dizem respeito ao ser humano. Nunca será demasiado propor-se elevação moral e renovação espiritual do ser humano, autor do próprio destino, considerando-se que, de acordo com aquilo que aspire e faça, proporcionará a si mesmo, hoje ou mais tarde, o resultado da sua escolha."
    Recomendo a série André Luiz porque abrange inúmeros exemplos da lei de ação e reação ,oportunizando um entendimento mais profundo da existência. Recordemos que o amor cobre uma multidão de pecados conforme ensinou Nosso Divino Amigo. Precisamos da vigilância e a oração necessária .  Tudo depende de como enfrentamos os desafios das experiências físicas. 
    Desejo –lhe paz enviondo nossos sinceros votos de recuperação do filho de seu amigo. Procure auxiliá-lo, fortalecê-lo, ajudando a amadurecer o olhar sobre as tribulações da vida, porque na verdade todos somos necessitados de amor e perdão, restando-nos a busca da fraternidade e a vivência do amor. 
    abs. 
     Jorge Hessen