BLOG E SITES

  • LEITORES
  • 21 de set. de 2010

    ESPIRITA DEVE SER O NOME DO MEU NOME




    JORGE

    Afinal, no que os espiritas acreditam?
    Espirita não acredita:
    A) Em vida apos a morte;
    B) Em Deus, em espiritos;
    C) Em reencarnacao;
    D) Em Jesus na qualidade de espirito de luz;
    E) Na possibilidade de intercambio entre o mundo material e o mundo espiritual;
    F) Em psicografias;
    G) Em Umbrais, Vales dos suicidas, colonias espirituais;
    H) Mentores espirituais;
    I) Passes espirituais e magneticos
    J) obsessores
    E por ai afora.
    Enfim, o espirita não acredita em nada disso.
    Como ensinou Kardec, fe raciocinada eh aquela que enfrenta a razao, face a face em todas as epocas da humanidade.
    Desta forma, considerando os tres pilares de sustentacao da Doutrina Espirita, quais sejam, os ensinamentos morais do Cristo (vide O Evangelho Segundo o Espiritismo), a filosofia espiritualista (vide O Livro dos Espiritos) e a ciencia espirita (vide O Livro dos Mediuns), fazendo uso da fe raciocinada o espirita "simplesmente" tem a plena conviccao racional de que todos os "elementos" acima elencados sao reais e como tal estao presentes em sua totalidade em nossas vidas cotidianas.
    Aquilo que chamamos de sobrenatural decorre da nossa falta de conhecimento cientifico dos fenomenos naturais. Por esta razao que quanto mais a ciencia evolui mais ela vai comprovando os principios ensinados pela Doutrina Espirita. Vide, por exemplo, os casos ja comprovados pela ciencia, de reencarnacao, de existencia do corpo fluidico - o perispirito e por ai afora.
    Em contrapartida, a Doutrina Espirita, assim como todas as areas do conhecimento humano, tambem esta pronta para evoluir e aprimorar-se em tudo que assim se demonstrar adequado e necessario para manter-se adequada e atualizada.
    O espiritismo, definitivamente, não deve ser entendido como uma "simples" religiao, mesmo porque ele jamais se caracterizou como uma religiao dogmatica.
    Ele traz luz ao conhecimento humano e como Kardec nos ensina, deveria contribuir com as diversas linhas filosoficas e religiosas existentes.
    Pensamento racional e livre debate das ideias caracterizaram Kardec durante toda a sua existencia.
    Enquanto porem deixarmos que o orgulho e o egoismo dirijam nossas acoes, nos dividindo em castas que almejam que somente a sua forma de interpretar o mundo prevalecam sobre as demais, estaremos bloqueando a nossa propria evolucao que deveria ser construida tambem pelo livre debate das ideias.
    Como nos ensinou Jesus vejam e oucam aqueles que tem olhos de ver e ouvidos de ouvir.






    Prezado S...........

    Os espíritas  são aqueles que como disse Kardec lutam pela sua transformação moral e empregam esforços para domar suas más tendências. São aqueles que vivenciam o preceito evangélico "Nâo faça aos outros o que não quereis para vós". 
    Porém para um entendimento lógico da vida tem por convicção os conteúdos Kardequianos e as maravilhosas sabedorias advindas pelas mãos abençoadas de Chico Xavier.
    Acredito profundamente que espírita é aquele que trabalha por uma sociedade mais justa,  que  a existência na Terra é apenas um estágio da aprendizagem eterna,que Deus Nosso Pai Maior está no leme  do Planeta, que aprendizagem repete em quantas vezes se fizer necessária, que Jesus é nosso Governador, Nosso Irmão Maior,que a vida seria insuportável se perdéssemos nossos entes queridos e não tivéssemos nenhuma chance de amenizarmos nossas saudades, que somos livres para semear, porém a colheita  será obrigatória,enfim, espírita deve ser o nome de seu nome mesmo que esteja em profundo conflito com você mesmo, como asseverou nosso venerando Emannuel. São as minhas considerações.
    Muita paz .
    Jorge Hessen