Se alguém estiver com dor de dente, procurar um dentista e ouvir dele
apenas explicações sobre as possíveis causas desta dor, e for mandado
de volta com a mesma dor, de que isso lhe servirá?Assim tb, muitas religiões nos explicam detalhadamente as razões do nosso sofrimento e nos mandam de volta assim como estávamos. De que nos adianta saber o porquê dos sofrimentos e continuarmos sofrer?
ABS
MT
Prezado MT
Creio que você continua preso a palavra morta, isto é, você ainda não abstraiu os conteúdos lidos.Vou ilustrar uma passagem do filme Ghandi, a grande alma. Como ele queria ensinar a todos o que era disciplina com resignação. o trabalho era coletivo, os objetivos eram para todos. A libertação do jugo inglês fez-se sem armas. Inesquecível quando sua esposa estava escalada para lavar as latrinas(banheiros públicos) No primeiro momento ela se revolta, mas cai em si e sai serena para cumprir a tarefa.
Despertar para o entendimento espiritual requer essas reviravoltas em nosso eu. Compreende? Não quero fazer isso, porém preciso acalmar o meu íntimo para cumprir determinada tarefa que a vida impõe. São imperativos naturais da existência que solicitam uma auto-superação.´E indispensável que você transforme esse olhar sobre o sofrimento. Não será um aprendizado passar por coisas que não desejamos mas que nos arrefecem o orgulho, o egoísmo , as nossas vaidades, nos mostram o quanto somos frágeis, limitados etc.É preciso ter olhos para ver e ouvidos para ouvir. Sem nenhuma apologia masoquista sobre sofrer. Contudo é inadiável crescer espiritualmente em todas as circunstâncias.
abs Jorge Hessen
abs Jorge Hessen