BLOG E SITES

  • LEITORES
  • 16 de mar. de 2011

    COMENTÁRIOS SOBRE EDGAR MORIN

     
    Boa noite Jorge Luiz Hessen

    Li o seu artigo e me interessei bastante pelas colocações pertinentes que o senhor faz a cerca da Atualidade, principalmente quando é citado o grade transitor das diversas áreas do conhecimeto: Edgar Morin.
    Sou estudante de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora, e não apenas gosto muito de seus artigos espíritas, mas também de suas palestras.
    Talvez o senhor ja saiba, mas, começando a estudar a teoria da complexidade, que tem em Edgar Morin seus primeiros traços desta inacabável arquitetura, observei no livro: O homem e a Morte, deste mesmo francês, que Kardec é citado. Ele faz uma brilhante pesquisa, envolvendo crenças e expressões que diversas culturas fazem e vivenciam a cerca da morte. Mas adiante, em sua coleção chamada de O Método (6 obras) Morin nos apresenta uma literatura numa simultaneidade científica/sociológica/filosófica/epistemológica, e por que não dizer perfilada pelos ensinamentos do Evangelho Segundo o Espiritismo.
    Bom... Agradeço pelo artigo, e pelos ensinamentos, se tiver um tempo para ler estas obras, o senhor vai gostar, (principalmente o Método 6 - Ética).

    Paz e Fraternidade

    Alan Willian